Reabertura da Creche Hermínia Maria de Jesus

0
6986
Reabertura da Creche Hermínia Maria de Jesus

Muitos haverão de perguntar onde fica a Creche Hermínia Maria de Jesus. Agora todos vão saber. Localiza-se na Praça Santo Antônio Galvão no dileto bairro Santo Antônio, mais conhecido por Espanha, aqui mesmo na Amada Terra de Paramirim.

Esta escola tem na sua história dois períodos distintos. Foi inaugurada em 03 de julho de 2008 no governo do Desenvolvimento Social quando na mesma data, o então prefeito Dr. Silvio Umberto de Magalhães Louzada também inaugurou 191 casas populares construídas através de um convênio da prefeitura municipal de Paramirim/Caixa Econômica Federal.

Nos cinco anos seguintes como se esperava, o novo espaço escolar correspondeu às necessidades da rede de ensino para ela migrando a população estudantil da antiga Creche Nova Esperança criada e mantida pela prefeitura do município de Paramirim em Convênio com a LBA desde a segunda metade da década de oitenta, na gestão do Sr Durval Marques Leão.

Concebida para prestar assistência educacional às crianças procedentes de famílias de baixa renda, na faixa etária de 01 a 06 anos, cujos pais tinham ocupações diárias fora do lar, a antiga Creche Nova Esperança com endereço na Rua Professor Divaldo Franco contava em 1990 com 72 alunos matriculados, sendo 35 masculinos e 37 femininos.

Com a inauguração do Centro Educacional Infantil Marleide de Oliveira, em 15 de setembro de 2013 amplia-se o universo de atendimento ao quadro da Educação Creche/Infantil na cidade de Paramirim e todo contingente da Unidade Educacional Hermínia Maria de Jesus é transferido para a rua Etelvino José de Oliveira, ficando a escola do bairro Santo Antônio literalmente fechada. A partir de 2014, o seu imóvel passa ser utilizado para outras finalidades, inclusive como posto de atendimento odontológico.

Diante desse quadro e em virtude do aumento da oferta de emprego na sede do município atraindo cada vez mais mães de família para o exercício de atividades fora do lar e sobretudo pelo novo conceito educacional já em prática na administração do gestor atual Gilberto Brito aumentou-se em 30% a demanda de matriculas na faixa de 02 a 05 anos no Centro Educacional Marleide de Oliveira que em 2016 havia abrigado no seu seio 258 alunos e agora já no início do atual ano letivo registrou-se uma procura superior a 320 matriculandos.

Mas para um administrador que tem os pés no chão e o mapa da mina na mão, além do mais já prevendo esta alternativa, o gestor municipal deu sinal verde à Secretaria de Educação para que a reabertura da Creche da Espanha, como é popularmente conhecida a Hermínia Maria de Jesus, pudesse acontecer, cumprindo-se assim um dos postulados do seu programa de governo voltado para a educação e a inclusão social.

Dessa forma, após cumprir todos os passos necessários e as ações previstas para que a reabertura se efetivasse, a Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de segunda-feira (06) a reativação da Creche do bairro Santo Antônio para atender 60 alunos matriculados na faixa etária de O2 a 05 anos sendo a metade deles em tempo integral com direito à merenda escolar, transporte com cuidadora, equipe de professores capacitados, material pedagógico adequado num ambiente com todos os requisitos necessários para o funcionamento de uma escola de qualidade.

Por conta desse benefício, o bairro Santo Antônio sente se agora reintegrado à rede municipal de ensino de Paramirim, reconquistando um espaço educacional que sempre lhe pertencera e que agora volta a funcionar com mais vitalidade, pronto a atender os reais objetivos do ensino infantil graças ao empenho do gestor Gilberto Brito e sua equipe da Secretaria Municipal de Educação que em tempo recorde não pouparam esforços para que esse sonho se transformasse em realidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui