Paramirim já teve sete prefeitos da família Leão

2
8996
Paramirim já teve sete prefeitos da Família Leão

Para você melhor se situar no tempo e no espaço, lembramos que a família Leão está presente na história regional desde o início século XIX. No Vale do Paramirim, os descendentes do ex Padre Thomé Fernandes Leão constituíram várias famílias legando à posteridade muitos próceres que se destacaram em diferentes áreas, dentre os quais, sete deles foram prefeitos do município de Paramirim.

CAP. RAUL DE SOUZA LEÃO (Dois Mandatos)

CAP. RAUL DE SOUZA LEÃO
Fazendeiro

Filho de Dr. José Bernardino de Souza Leão e Mirgilina Custódia de Souza Leão. Foi eleito Intendente (Prefeito) do Município de Paramirim em 10 de novembro de 1929, para um período de dois anos. Não concluiu o mandato por ser deposto pela Revolução de 1930, sendo sucedido pelo Cel. Francisco Brasil Rodrigues da Silva, nomeado por Decreto Estadual de 23 de novembro deste mesmo ano para o biênio 1931 a 1932.

CEL. LEOPOLDO DE SOUZA LEÃO (Dois Mandatos)

CEL. LEOPOLDO DE SOUZA LEÃO
Fazendeiro

Filho de Dr. José Bernardino de Souza Leão e Mirgilina Custódia de Souza Leão. Na condição de Presidente da Câmara, assumiu interinamente o cargo de prefeito de Paramirim na mesma data do falecimento de Dr. Edgard Ladulpho da Rocha Medrado ocorrido em 26 de dezembro de 1936. Foi sucedido pelo Cel. Francisco Brasil Rodrigues da Silva em 10 de janeiro do ano seguinte.

FREDERICO RIBEIRO DE MAGALHÃES (Um Mandato)

FREDERICO RIBEIRO DE MAGALHÃES
Fazendeiro

Filho de Hermenegildo Ribeiro de Magalhães e Mirgilina Cardoso Leão Magalhães. Exerceu interinamente o Cargo de prefeito de Paramirim de 14 de outubro de 1947 a 30 de janeiro de 1948, sendo sucedido por Adolfo Brandão de Magalhães, primeiro gestor eleito diretamente, após a Ditadura de Getúlio Vargas. Ocupou o cargo de vereador pela UDN de 1951 a 1955, ocasião em que foi Presidente da Câmara.

DURVAL MARQUES LEÃO (Dois Mandatos)

DURVAL MARQUES LEÃO
Agricultor

Filho de José Marques Leão e Ana Rita das Neves. Foi eleito prefeito de Paramirim pela Aliança Renovadora Nacional ( ARENA) em 15 de novembro de 1970 com 763 votos  ( 34.49% ).  Disputou o pleito com mais 03 candidatos. Tomou posse em 31 de janeiro do ano seguinte para um período de 2 anos ( Mandato  Tampão ), sendo sucedido por Ulysses Azevedo Bittencourt.  Realizou várias obras no município. Foi apelidado de Durvalão 70.

JOSÉ BARBOSA LEÃO (Dois Mandatos)

JOSÉ BARBOSA LEÃO
Comerciante

Filho de Antônio Olinto Leão e Maria da Anunciação Barbosa Leão. Foi eleito prefeito de Paramirim pela Sublegenda II da Aliança Renovadora Nacional ( ARENA ) em 15 de novembro de 1976 com 2.138 votos  ( 53.40% ). Tomou posse em 01 de fevereiro do ano seguinte para um período de quatro anos, sendo sucedido por Durval Marques Leão. Foi o primeiro gestor a ter vice-prefeito ( Paulo Elísio Ferreira da Silva ).

Dr. GILBERTO MARTINS BRITTO (Um Mandato)

Dr. GILBERTO MARTINS BRITTO
Advogado

Filho de Ulysses Cayres Brito e Dulce Leão Martins Brito. Foi eleito prefeito de Paramirim em 03 de outubro de 1992 pela Coligação PMDB/PDT/PSDB/PRT com 5.511 votos (59.71%). Tomou posse em 01 de janeiro do ano seguinte. Governou até 31 de dezembro de 1996. Construiu as praças Castro Alves, Coração de Jesus e Érico Cardoso. Sua Administração foi denominada de Governo do Novo Tempo.

Dr. SÍLVIO UMBERTO DE MAGALHÃES LOUZADA (Um Mandato)

Dr. SÍLVIO UMBERTO DE MAGALHÃES LOUZADA
Bioquímico

Filho de João Cícero de Magalhães e Palmerinda Leão Louzada de Magalhães. Foi eleito prefeito de Paramirim em 03 de outubro de 2004 pela Coligação PRP/PSC/PFL/PP/PL com 7.285 votos ( 70.27% ). Tomou posse em 01 de janeiro do ano seguinte. Governou até 31 de dezembro de 2008. Construiu a Biblioteca Municipal e a praça Padre Benvindo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou neto de José Bernardino de Souza Leão Neto, moro em Araçatuba, estado de São Paulo. Fiquei muito contente em saber que a família tem uma grande importância na política de Paramirim, terra de meu avô. Um dia ainda irei conhecer os parentes baianos, se Deus quiser! Deixo um abraço aos Leões da Bahia! Quem quiser entrar em contato comigo, será um prazer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui