Mais um filho de Paramirim ordenado pela Diocese de Livramento

0
4991
Mais um filho de Paramirim ordenado pela Diocese de Livramento

Em cerimônia realizada na noite de sábado (10), cuidadosamente presidida pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, foi Ordenado Presbítero o jovem Antônio Carlos Flor Bomfim, natural de Paramirim, Bahia.

O ato eucarístico, assistido por um público de mais de mil pessoas, celebrado por Dom Armando Bucciol, no Centro Cultural Nabor Cayres de Brito contou com a participação de 29 sacerdotes, dentre convidados especiais e integrantes das paróquias que compõem a Diocese, além de seminaristas e religiosos de diversas cidades do Estado da Bahia e Minas Gerais.

O novo presbítero nasceu em Paramirim, Bahia, na comunidade do Grama, Zona Rural do Município, em 11 de janeiro de 1985. É filho do casal Sebastião Alves Bomfim e Dona Izaura de Souza Flor Bomfim, os quais, tomados de jubilo também estiveram presente na cerimônia para acompanharem o filho na sua dignificante conquista.

Na sua terra natal e durante os primeiros anos de sua juventude, o ordenado, antes de iniciar sua caminhada de seminarista, prestou serviços não menos dignificantes. ” Concluiu o ensino médio, em 2004, e trabalhou à frente ao Conselho Tutelar, enfronhando-se nos problemas e buscando soluções às questões de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Tendo decidido entrar para o seminário, fez propedêutico em Caetité, em 2008, Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus, entre 2009 a 2011, e Teologia na PUC/MG, em Belo Horizonte, de 2012 e 2015. Retornando à nossa Diocese, ocupou-se do estágio pastoral nas Paróquias de Mucugê e Barra da Estiva, sendo ordenado diácono a 23 de julho passado, quando foi ampliada sua atuação pastoral para as Paróquias de Ibitiara e Novo Horizonte. Além de assessorar nosso Bispo diocesano em vários trabalhos, sobretudo nas Visitas Pastorais, ao longo de 2016, O Padre Antônio Carlos administra o Centro Diocesano de Treinamento Pastoral desde março deste ano”.

Como parte de sua formação vocacional, o Padre Antônio Carlos recebeu o ministério diaconal mediante Rito próprio também oficiado por sua Excelência Reverendíssima Dom Armando Bucciol, aos 23 de julho de 2016, às 19hs30min, na catedral diocesana de Livramento.

“Na manhã do dia 11, às 10hs, o neo-sacerdote presidiu pela primeira vez o Sacrifício Eucarístico, na matriz de sua cidade. Com a igreja repleta de fiéis, a celebração transcorreu de maneira nivelada à da Ordenação, em tom solene, propiciando a todos uma participação ativa e frutuosa. Vale dizer que a homilia proferida pelo Monsenhor Pedro Olímpio dos Santos, o mesmo que administrara o sacramento do Batismo ao Padre Antônio, feita em estilo “caseira”, pela boca do próprio, edificou os presentes, pela simplicidade da oratória, a clareza das palavras, e mais ainda pela proximidade existente entre o presidente e o pregador, como se fossem palavras de um pai espiritual ao próprio filho”.

Para o Pe. Rinaldo Silva Pereira, Chanceler do Bispado de Livramento, “Mais um padre em nossa Diocese significa o crescimento em número e a ampliação de forças à pastoral, consequentemente, melhor atendimento ao numeroso povo de Deus carente de cuidados. Sendo esse o padre Antônio Carlos, todas as vantagens apontadas nos chegam robustecidas pela sua inteligência e costumeira coragem ao trabalho que lhe é confiado. Por isso, recebê-lo em nosso presbitério não só é motivo de satisfação, mas também nos traz uma firme esperança que permeia nossos sentimentos”.

Conforme demostrou ao longo da cerimônia e na sua fala de agradecimentos, o jovem Antônio Carlos, já consagrado presbítero, deixou transparecer a sua vontade e decisão de exercer o sacerdócio com todas as dignidades da Igreja Católica, sempre buscando com alegria e determinação a inclusão como uma das metas de sua missão espiritual.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui