Entrevista com o padre Samuel Neves Silva

0
7738
Entrevista com o padre Samuel Neves Silva
Padre Samuel Neves Silva – Foto: Focado em você

Sempre buscando a boa informação dos principais acontecimentos da região, o Site Paramirim Eventos entrevista o Padre Samuel Neves Silva sobre a abençoada peregrinação de Nossa Senhora Aparecida pela  paróquia de Paramirim.

Como se sabe, a peregrinação da imagem da Padroeira do Brasil pela Paróquia de Paramirim também faz parte do programa a ser desenvolvido pela Diocese de Livramento no próximo ano para comemorar o Jubileu de sua instalação. Esta programação tem momentos específicos para a paróquia de Santo Antônio?

Esta peregrinação faz parte do projeto A Caminho do Jubileu, iniciado em julho de 2014, que nestes 3 anos está refletindo sobre a Santíssima Trindade: Deus-Pai, Deus Filho e Deus-Espírito Santo. Todas as paróquias participam com a acolhida e o estudo da Carta Pastoral do Bispo Dom Armando, que traz orientações importantes para a caminhada de Evangelização. Um dos momentos privilegiados é a festa do padroeiro da matriz e das comunidades, seguindo os temas propostos na Carta Pastoral, a cada ano destacando uma dimensão da vida cristã. Este ano refletindo sobre Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai, vamos destacar a dimensão da liturgia, as celebrações do povo de Deus, para louvar e servir.

Padre Samuel, se muitos devotos não podem ou ainda não puderam visitar a sua padroeira no seu templo em Aparecida, sua imagem vem ao encontro de todos nas comunidades mais longínquas. Quais os aspectos mais positivos desse princípio?

Sabemos que Maria se fez serva do Senhor e peregrinou com o povo de Deus nas estradas da Judéia. Ela é a Mãe dos Peregrinos e vem caminhar conosco para nos elevar até o Cristo Jesus. Ainda mais a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que por ocasião dos 300 anos, está visitando todas dioceses do Brasil, levando muita paz e esperança, despertando sentimentos de amor e gratidão, conduzindo o seus filhos e filhos para a doce e reconfortante alegria de crer e sentir a benção de Deus. Para nós, fiéis devotos, a imagem de Aparecida é um símbolo da libertação e da ternura de Deus, que não deixa o seu povo abandonado e no sofrimento. A mensagem de Aparecida continua viva e atual: a fé em Deus e a confiança na intercessão de Maria acompanha a vida de todos os brasileiros.

Como foi vivida a expectativa e a preparação desta peregrinação?

A Paróquia de Santo Antônio de Paramirim foi a primeira na diocese a receber a peregrinação. Tudo foi preparado com muito amor. Muitas mãos e corações se uniram para pensar e organizar cada momento. Nós padres coordenamos os trabalhos, que só foi possível realizar pelo envolvimento de todos, na cidade e nas diversas comunidades. Foram momentos marcantes e bem preparados em todos os lugares onde a imagem peregrina passou.

Quais os seus momentos mais marcantes na Paróquia Santo Antônio de Paramirim?

Para mim marcou muito principalmente dois momentos: a chegada à cidade no dia 23 pela manhã, com a oração de acolhida na capela São Cristóvão, e a visita à delegacia, com o momento de oração diante das selas dos detentos. Foi uma emoção que tomou conta de todos.

Dizem que sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem distribui flores, nesse sentido que lições ficaram para a comunidade Católica de Paramirim, como participante de um evento religioso tão envolvente, como foi essa peregrinação?

Muitas lições de vida serão experimentadas pessoalmente. Mas para a comunidade fica a lição de um projeto missionário, que convida a ir ao encontro das pessoas, assumindo a responsabilidade de uma Igreja em estado permanente de missão, com união de esforços em busca da nova evangelização e construção de um mundo fraterno e solidário. Outra lição é a do respeito para com o outro e com os símbolos religiosos. Outra é a solidariedade nos momentos de dor e sofrimento, sempre intercedendo pelo próximo e ajudando com muito amor.

Nesse momento em que a sociedade brasileira passa por profunda crise política econômica e institucional conforme recentemente afirmou a CNBB, o Sr. como pároco que recomendação daria aos jovens em nome da Igreja?

O Brasil está passando por um momento difícil que precisa da união de todos. Os jovens não podem perder a esperança, e ainda mais devem buscar construir um futuro glorioso, onde os verdadeiros valores humanos e cristãos possam nortear a vida de todos os brasileiros. É preciso participar e conhecer tudo o que está sendo realizado, de modo que cada um tenha condições de contribuir da melhor forma para o crescimento do nosso país. Tenham fé na vida e não se deixem abater pelos desafios que ora é necessário enfrentar. Ao longo dos 300 anos, que este jubileu se propõe a celebrar, o povo brasileiro enfrentou momentos difíceis, mas a fé e a união, a coragem e o desejo de libertação, a busca pelo bem-comum e o respeito ao próximo, prevaleceram e continuarão a prevalecer.

Qual mensagem o Sr. deixa para as famílias e os devotos de Nossa Senhora Aparecida, após essa gloriosa caminhada.

Nestes dias aprendemos que Deus escolhe as coisas simples e insignificantes para manifestar a grandiosidade do seu amor. Quanta simplicidade e, ao mesmo tempo, quanta presença de Deus pudemos sentir. Que as nossas famílias saibam acolher e respeitar a vida, como dom precioso de Deus. Que pais e filhos vivam a cada dia movidos pelo amor e a misericórdia. Que os governantes e todos os profissionais se espelhem no exemplo de doação e serviço aos irmãos, que Maria nos ensinou. Que todos nós saibamos cultivar uma devoção fervorosa, capaz de nos abrir ao mistério de Cristo que Maria contemplou de a encarnação até a vinda do Espirito Santo sobre a Igreja reunida.

O site Paramirim Eventos sente se honrado pela sua generosidade ao atender a nossa solicitação. Em nosso nome e em nome da comunidade católica de Paramirim agradecemos-lhe pelas informações e os proveitosos ensinamentos que nos deu.

* Padre Samuel Neves Silva é filho de Dom Basílio, Bahia e Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Paramirim, empossado pelo Sr. Bispo Diocesano de Nossa Senhora do Livramento, Dom Aramando Bucciol, em 07 de fevereiro do ano em curso.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui