Cientistas detectam sinal de rádio emitido por galáxia há 5 bilhões de anos

0
7170
Cientistas detectam sinal de rádio emitido por galáxia há 5 bilhões de anos

Um poderoso telescópio australiano detectou uma onda de rádio emitidas por galáxias PKS B1740-517, localizado perto da constelação de Ara, 5 bilhões de anos atrás, fontes científicas nesta segunda-feira.

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder, de propriedade da Commonwealth Investigação Científica e Organização Industrial, ou CSIRO, no Observatório Murchison radioastronómicas, a cerca de 790 km (490 milhas) a nordeste de Perth.

CSIRO disse em um comunicado, a descoberta permitirá maiores vislumbres em um período da história do universo do qual pouco se sabe.

A equipe, liderada por James Allison, usou uma técnica especial para detectar uma mudança nas ondas de rádio do centro brilhante da galáxia B1740-517, de acordo com a CSIRO.

A onda de rádio 5 bilhões de anos de idade, quase imperceptível feito de gás hidrogênio que estava viajando em direção à Terra, é pelo menos, 500 anos mais jovem do que a galáxia. Allison explicou muitos observatórios não poderia captar esse sinal “porque ele estava escondido no fundo de som radial,” mas o silêncio radioeléctrico do observatório permitiu que fosse capturado “claramente”.

De acordo com um comunicado da CSIRO, a descoberta da galáxia, que teve a participação de várias universidades australianas, serão anunciados segunda-feira em uma reunião astronômica no Reino Unido.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui