A beleza é fundamental?

0
7040
A Beleza é Fundamental?

A beleza é fundamental, sim, mas não necessariamente fundamental em todas as circunstâncias. O relativo existe, a depender da interpretação de cada observador. Os padrões mudam de acordo com a época, a região e a cultura de cada povo. Mesmo o universal não é eternamente duradouro. Assim é a beleza, quando associada ao real, ao imaginário, ao concreto, ao abstrato, inclusive ao corpo e à alma. Cada um tem o seu tempo certo de duração.

A beleza da criança, por exemplo, predomina até a adolescência. As manhãs de sol perdem o seu brilho para uma tarde nublada e a claridade do dia desaparece com a chegada da noite. Uma mulher produzida não é a mesma mulher do dia-a-dia de seus afazeres. Sua imagem extingue-se assim que ela se despe de suas vestes e de sua maquiagem. A eterna beleza do corpo não existe, a busca de sua perfeição sim. O fisiculturismo sempre esteve presente na história da humanidade. O agradável aos olhos nem sempre satisfaz a alma. O ideal da concepção de beleza repassado pelos gregos aos atletas olímpicos não e o mesmo que a atual juventude almeja.

Platão pregava que a verdadeira educação consistia em dar ao corpo e à alma toda perfeição e beleza de que são susceptíveis. Essa dupla preocupação perdeu a sua originalidade no mundo moderno. Os Protótipos são outros. Nas passarelas dos grandes concursos de beleza, os predicados intelectuais, a qualidade do interagir, a postura do corpo, o primor da comunicação são fortes complementos da beleza física, contribuindo com os requisitos corporais na soma dos valores de cada candidata.

Dessa forma a concepção do belo pode estar presente no feio, quando interpretado do ponto de vista artístico. O fundamental não e simplesmente a beleza, mas o todo que ela representa no contexto dos bens materiais e imateriais. Sua essência é ser feliz, sua grandeza é fazer estar de bem com a vida. Um espirito culto, uma alma nobre faz do corpo um templo iluminado. A beleza interior na mais das vezes prevalece. Também não e eterna, mas sobrepõe à beleza física. O fundamental e saber harmoniza-las. O conjunto delas faz a diferença.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui