1ª feira de mudas e sementes em Paramirim

0
902

No início de 2018, o centro de treinamento Insofti iniciou um pequeno projeto de jardinagem, com a finalidade de produzir mudas e sementes para doações. Batizado pelo nome de Paramirim Mudas e Sementes,o projeto visa reunir pessoas com diversos interesses sobre jardinagem, identificação de plantas, produção de alimentos orgânicos e preservação do meio ambiente.

Cartaz do Evento

A primeira etapa foi criar um banco sobre as espécies que mais se adapta ao nosso clima. Entre elas estão as categorias de hortaliças, frutíferas, nativas do cerrado e espécies voltadas para o paisagismo urbano.

Na segunda etapa entramos em contato com agricultores e agrônomos para nos orientar sobre o manejo dessas espécies. Outro recurso que nos ajudou bastante foram os vídeos do Youtube relacionados a botânicas e paisagismo.

Marcos Domicio, idealizador do projeto

As sementes que plantamos tiveram origem nas seguintes localidades: Feira Livre, Caraíbas, Canabravinha, Saco dos Bois, Santa Teresa, Cachoerinha e Morro do Fogo.

A nossa instrutora de informática, Marizete Castro, foi a responsável pela semeadura e manejos das plantas durante todo o processo. Todo o plantio se deu através de sementes, sem uso de agrotóxicos.

Marizete Castro

Após um ano, nosso viveiro floresceu e conseguimos cultivar quase 50 variedades de espécies de plantas. Foi então que decidimos avançar o projeto para a etapa final, através de uma pequena feira de troca de mudas e sementes.

Alunos do Curso Insofti

O evento aconteceu em 21 de setembro (Dia da Árvore), das 09:30h às 12:00h, no pátio da Insofti e cotou com a presença de 80 visitantes. Entre eles, moradores da avenida Botuporã, educadores, estudantes, feirantes e comerciantes de Paramirim. Também tivemos a participação do Eng. Agrônomo, Silvio Netto da SP Agrícola e Projetos e a presença do secretário de Educação, Domingos Belarmino.

Com ajuda de todos, conseguimos dar este primeiro passo importante para criar um intercâmbio com pessoas solidárias e intencionadas a cuidar do meio ambiente. Agora queremos ir muito além, para isso convidamos você que se interessou pelo tema a participar do nosso grupo no Facebook de Mudas e Sementes: https://www.facebook.com/groups/371463580207843/

Quero agradecer a cada um de vocês pelo esforço e dedicação que colocaram diariamente no trabalho. Obrigado a todos colaboradores e a equipe do Projeto Paramirim Mudas Sementes!

Equipe Insofti responsável pelo projeto

Equipe do projeto:

  • Marcos Domicio
  • Elaine Marques
  • Marizete Castro
  • Laila Cardoso
  • Camila Graziela
  • Zenaide Marinho

Fonte: domicio.info

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui